P E
 HISTÓRIA DA EMPRESA    
 
Fundiestamo – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário Públicos, SA foi constituída pelo DL 209/2000.
O seu capital social é de 1.000.000 de euros.

A sociedade esteve até finais de 2006 inactiva, tendo a partir dessa data no seguimento da alteração do seu enquadramento estratégico definida pelo grupo Sagestamo, iniciado o seu processo de activação.
Durante o exercício de 2006 foi alterado o seu objecto social de modo a dotá-la com o mesmo âmbito de actuação das outras sociedades gestoras de fundos de investimento imobiliário constituídas e a operar no mercado.
Foi também alterada a sua designação social, tendo passado a designar-se Fundiestamo – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, SA, de modo a não restringir a sua actuação apenas à gestão de fundos imobiliários públicos.
Foi obtida a autorização do Banco de Portugal em 28 de Março de 2006, para o registo e exercício da actividade.
Em 29 de Setembro de 2006 a CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aprovou o seu registo.
Em 22 de Dezembro foi obtida a aprovação para a constituição do Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Locacest, tendo o Fundo sido constituído com um capital de 78 milhões de euros e iniciado a sua actividade em 28 de Dezembro de 2006.
Em Dezembro de 2007 foi deliberado pelos participantes no Fundo proceder à liquidação do Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Locacest.
Em Maio de 2007 a Fundiestamo passou a gerir o Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Estamo. Este fundo tinha sido autorizado pela CMVM em 18 de Novembro de 2005 e iniciado a sua actividade em 16 de Janeiro de 2006 sob a gestão de outra sociedade gestora.
Em 19 de Dezembro de 2007 foi aprovado pela CMVM a constituição do Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado de subscrição Pública Fundiestamo I, com um capital inicial de 145 milhões de euros.
Este Fundo é predominantemente constituído por imóveis arrendados na sua quase totalidade ao Estado e Outros Entes Públicos.
Em 1 de julho de 2015, a Sagestamo – Sociedade Gestora de Participações Sociais Imobiliárias, SGPS, S.A., que detinha a totalidade das ações da Fundiestamo, foi incorporada por fusão na Parpública – Participações Públicas, SGPS, S.A. pelo que, a partir da referida data, a Fundiestamo passou a ser integralmente detida por esta última.